Todos sabemos que comprar o seu apartamento requer um pouco de administração financeira. Por isso devemos ficar atentos a alguns cuidados antes de tomar a tão sonhada decisão de compra.
Pois assim o sonho de sair do aluguel para a casa própria não se tornará um pesadelo,por isso certamente essas dicas te mostrarão o caminho certo a seguir.
Para comprar o seu apartamento é preciso te uma entrada em mãos (20% do valor do imóvel para imóveis prontos.) Já para apartamentos na planta não é preciso tanta entrada porem você precisa se preocupar com as intermediarias. Pois até a tão sonhada chave há um longo e árduo caminho,porem com educação financeira, você vai chegar lá.
1- Mude sua rotina financeira
Comprar o seu apartamento requer um esforço a mais, todo sonho vem a partir de um grande esforço. Muitas e muitas pessoas tentam mais não conseguem pois no intimo não estão dispostas a abrir mão de alguns velhos hábitos.
Como: Cartão de credito/Altas Viagens entre outros.
Não quer dizer que nunca mais irá fazer essas coisas, mais que esses hábitos devem se adequar na sua nova realidade financeira. Importante é não perder o foco.
Talvez no inicio será difícil porem no fim certamente valerá muito a pena.
2- Elimine altas Dividas
As altas contas do dia a dia, podem fazer você perder o controle de quanto efetivamente precisa gastar. Porém é preciso ter isso na ponta do lápis pois as altas dividas muitas vezes, podem comprometer muito a sua renda. Não Sobrando espaço para assim uma nova aquisição, ainda mais da proporção de um imóvel.
Caso esteja para casar, é preciso analisar os gastos com a tão sonhada festa de casamento pois ela pode comprometer todo seu orçamento. E como consequência disso pode ser que acabem tendo que morar de aluguel ou até mesmo em um imóvel Cedido.
3- Poupe desde já 30% da Sua Renda
Porque 30% da Renda?
Os financiamentos imobiliários só podem comprometer no máximo 30% da renda apresentada no momento da compra.Isso significa que se desde o principio esse valor ja for poupado. Quando efetivamente estiver no imóvel você não irá sentir o valor pago pois seu planejamento financeiro já estará preparado para isso.
4- Faça uma Planilha de Gastos
É recomendado o uso de planilhas ou de aplicativos de gestão financeira, para poder saber onde esta indo o seu dinheiro. Não somente saber onde esta indo mais também para poder entender oque são gastos essenciais e gastos que podem ser repensados.
Pois como falado acima para comprar o seu apartamento, todo esforço é bem vindo. Alem de tudo estará trocando altas dividas, por gastos que realmente valem a pena.
5- Pesquise bem a Região
Cada Bairro da Sua Cidade tem um valor diferente para cada imóvel. Então fique atento de quais as realidades do mercado onde você deseja morar. E após isso faça simulações e a entender se realmente estes valores estão dentro da sua realidade financeira. E não apenas isso se o mercado dessa região atende o perfil de imóvel buscado e de posse de todas essas informações, considere-se preparado para iniciar esse planejamento.